Praças da PM concluem Curso Especial de Formação de Cabos no CFAP em São Luís
Buscando a ascensão profissional na carreira, 119 Cabos da Polícia Militar do Maranhão celebraram a conclusão do Curso Especial de Formação de Cabos (CEFC), em solenidade que aconteceu na manhã de terça-feira (28), no Centro de Formação e Aperfeiçoamento e Praças (CFAP), na BR-135, no Tirirical, em São Luís. Com a conclusão do curso, os policiais estão aptos a concorrerem às vagas de promoção a graduação de 3º sargento.
Participaram da solenidade o coronel Eurico Alves, subchefe do EMG da PMMA, na ocasião representando o Comandante Geral da Corporação, coronel Ismael Fonsêca, a diretora de Ensino, coronel Edilene Soares, o comandante do CFAP, coronel Harlan do Nascimento, além dos coronéis da reserva remunerada; Nogueira, Odair e Sá. Também prestigiaram o evento, os coronéis Alexandre, Aritanã e Edvaldo, do Comando de Policiamento de Área Metropolitana I, II e III, respectivamente, tenente-coronel Nildson Lenine, Chefe de Comunicação Social da Corporação, além de comandantes de unidades, oficiais e praças da Corporação, convidados e familiares dos formandos.
Durante a solenidade houve a homenagem aos três primeiros colocados do curso, com destaque a cabo PM Lívia Silva que obteve a primeira colocação. Houve ainda homenagem com entrega de certificados aos policiais que completaram 30 anos de serviços na Corporação.

“Além do desenvolvimento e aquisição de conhecimento, o CEFC contribuiu com a integração e o estreitamento das relações sociais entre os policiais militares”, destacou a cabo Cínthia Dayse, uma das formandas do Curso. A militar finalizou destacando a qualidade dos instrutores, reconhecendo a importância de estarmos qualificados e prontos para oferecer o melhor para garantir a segurança da sociedade.
O comandante do CFAP, coronel Harlan do Nascimento, informou que o Curso teve duas etapas; na primeira fase, na modalidade à distância, ocorreu de fevereiro a abril de 2019, onde os policiais aprimoraram conhecimentos em diversas disciplinas como Direito Penal, Uso Diferenciado da Força, Prevenção e Mediação de Conflitos, Redação e Comunicação Oficial, além de Ética, Direitos Humanos e Cidadania .
O oficial informou ainda que a última fase foi na modalidade presencial com duração de 15 dias e foram realizadas no CFAP em tempo integral. Nesse período os policiais desenvolveram conhecimentos nas áreas de Abordagem, Tiro Policial, Ordem Unida (treinamento e práticas de comandos) e Saúde Física.
A coronel Edilene Soares, diretora de Ensino da Corporação, enfatizou a importância da qualificação do policial e a qualidade dos instrutores e monitores. “ Estamos investindo e buscando por meio de diversos cursos, capacitar e qualificar todos os policiais militares da capital e do interior o que refletirá na conquista da qualidade do serviço oferecido a população ”, disse a coronel.
“Hoje é um dia de muita alegria! Todos nós já passamos por esse solo sagrado do CFAP, aqui somos formados e aperfeiçoados. Sempre temos que nos atualizar com novas técnicas e táticas, é a busca incessante pelo conhecimento”, disse o coronel Eurico Alves, subchefe do Estado Maior Geral da PMMA.
O coronel finalizou sua fala parabenizando todos os formandos e familiares que saíram vitoriosos em mais uma etapa profissional.
Saiba mais
O Curso Especial de Formação de Cabos (CEFC) faz parte do processo de formação continuada, visão defendida pela Polícia Militar do Maranhão em todos os seus cursos de formação e aperfeiçoamento.
Nas promoções à Cabo PM, o promovido, a fim de atingir as próximas graduações, deve concluir o curso. A conclusão do curso com aproveitamento é um dos requisitos essenciais para nova promoção.
O curso tem por objetivo qualificar as praças PM no que diz respeito aos conhecimentos necessários para ascensão profissional, estimulando doutrinas e práticas uniformes, superando as barreiras provenientes da distância. Objetiva também a integração dos policiais militares na consolidação de políticas públicas voltadas para a área de segurança.








