Polícia Militar do Maranhão promove I Seminário de Operações Especiais

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão, por meio da Polícia Militar, promoveu no início da manhã de segunda-feira (10), a abertura do 1º Seminário de Operações Especiais. O evento acontece nos dias 10 e 11 de outubro, no auditório do Palácio Henrique de La Roque, em São Luís/MA. A abertura do Seminário teve a palestra do Secretário de Segurança Pública, coronel PM Sílvio Leite.

Estiveram presentes no evento o Comandante-geral, coronel Emerson Bezerra, o Subcomandante geral, coronel Aritanã Lisboa, o Chefe do EMG e Comandante de Missões Especiais (CME), coronel Nilson Ferreira, o Comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), coronel Sérgio Rendeiro, o Juiz Titular da Comarca de Balsas/MA, Douglas Lima, além de coronéis da PMMA, delegados da Polícia Civil, comandantes de unidades PM, colaboradores e convidados.

Na oportunidade o Secretário de Segurança, o Comandante-geral e Comandante de Missões Especiais (CME) foram homenageados com o certificado de “Caveira Honorário”, reconhecendo o comprometimento, honra e respeito nas ações de Operações Especiais do Estado do Maranhão. Durante o evento aconteceram também homenagens com entrega de placas e certificados “Amigos do BOPE”, às autoridades e parceiros do Batalhão de Missões Especiais (BOPE) e reconhecimento aos primeiros “Caveiras” da PMMA. Este ano é comemorado os 25 anos da primeira turma do Curso de Operações Especiais da PMMA.

Ainda durante o Seminário, o Comandante-geral da PM, coronel Emerson Bezerra, assinou a Portaria nº 118/2022-GCG, que institui e disciplina o uso do Brasão do BOPE e regulamenta a numérica dos “Caveiras” da Polícia Militar do Maranhão.

O Seminário de Operações Especiais representa mais um importante investimento do estado na área da segurança pública, preparando seus policiais para atuarem nos cenários mais difíceis e complexos. Participaram do evento, policiais militares, civis, federais, policiais rodoviários federais, policiais penais e bombeiros. As palestras estão sendo ministradas por policiais do Maranhão e coirmãs de outros estados, Exército e da Força Nacional de Segurança.

O coronel Emerson Bezerra parabenizou os organizadores do evento e destacou a importância da realização do seminário, “Parabenizo a organização do evento e destaco o alto grau de conhecimento da equipe de instrutores. Não tenho dúvidas que será uma grande oportunidade de transferir conhecimentos e experiências aos policiais que integram nossos grupamentos especializados”, finalizou.