Colégio Militar Tiradentes I conquista 6º melhor desempenho em competição nacional sobre foguetes

DE

A equipe do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Militar Tiradentes I conquistou o 6º melhor desempenho na VII Jornada de Foguetes, que ocorreu em Barra do Piraí (RJ), no mês de outubro. Os alunos Everton Guimarães, Fábio Fayal, Gustavo Weyber, Carla Maria e Ludimila Duailibe  conseguiram a marca de 218,6 metros de distância entre o local de lançamento e o local de impacto ao longo da horizontal. A equipe do CMT I era liderada pelo professor CB PM Fábio Ribeiro, representante do OBA/MOBFOG.
O evento reuniu as equipes que obtiveram as maiores distâncias na Mostra Brasileira de Foguetes 2015 (MOBFOG). Participaram da Mostra 54 equipes  de diferentes estados do Brasil. As equipes eram compostas por três e cinco alunos.

 Inovação
Os alunos do CMT I confeccionaram o foguete de garrafa pet que utilizava como combustível bicarbonato de sódio e vinagre (acido acético). Os alunos explicaram que elementos combinados provoca uma reação química dentro da garrafa liberando Dióxido  de Carbono (CO2), fazendo assim com que o foguete pudesse se movimentar. O principio físico  de funcionamento do foguete utilizado pelo CMT I foi baseado na 3ª Lei de Newton (ação e reação).
Durante a competição cada equipe realizou dois lançamentos. As equipes tiveram que apresentar, ainda,  para uma banca examinadora composta pelos professores acompanhantes das equipes, o processo de construção da base de lançamento, explicando todo o processo  de construção e funcionamento do experimento bem como as leis físicas e químicas inerente  ao processo.

 Palestras

Ainda no evento, as equipes tiveram palestras com o coordenador geral da OBA/MOBFOG, o astrônomo João Canalle, o aviador aposentado Roberto de Paula e com o astronauta brasileiro Marcos Pontes.
O CMT I participa da Jornada de Foguetes desde 2011 conquistando excelentes resultados no certame, o que  coloca, atualmente, a escola em uma posição de destaque a nível nacional dentre as olimpíadas de conhecimento que o CMT I participa  todo ano.

Sem título-1

Sem título-2