Alunos do Colégio Militar Tiradentes conduzirão Tocha Olímpica em São Luís

colmilbrasao
Um dos grandes momentos que antecedem a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, é a passagem da Chama Olímpica que, este ano, percorrerá 335 cidades, durante 90 dias. Em São Luís, entre as personalidades que irão conduzir a Tocha no revezamento, estarão dois alunos do Colégio Militar Tiradentes I, sediado em São Luís. A escola foi escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Comitê Olímpico Brasileiro por ter se destacado entre as escolas públicas do Brasil.

Segundo o diretor do CMT 1, major PM Brandão, os dois alunos que conduzirão a tocha olímpica  serão escolhidos por meio de um concurso de redação organizado pela Direção Pedagógica da escola com o tema “O Brasil e os Jogos Olímpicos”. Os dois primeiros lugares serão os representantes da unidade de ensino da PMMA nesse momento histórico para o país. Para o diretor da escola, a escolha do CMT1 para participar do evento é o coroamento dos resultados conquistados pela escola no decorrer dos anos. “Para nós que fazemos parte do Colégio Militar Tiradentes, é mais uma grande vitória, um reconhecimento dos resultados como o Enem em que há 5 anos somos o primeiro lugar entre as escolas públicas do estado, e o IDEB (índice de Desenvolvimento da Educação que atingimos índices expressivos”. Declarou o major.

No documento enviado ao CMT 1, o ministro da educação, Aloizio Mercadante ressaltou o papel da educação na construção de valores éticos, e que a escolha da escola foi em razão do esforço de melhoria da qualidade da educação conquistada, comprovada pelos indicadores educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (Inep).
   
O Brasil sediará os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados no continente sul-americano, tendo como sede a cidade do Rio de Janeiro. Os eventos acontecerão de 05 a 21 de agosto e de 07 a 18 de dezembro, respectivamente.

A essência do revezamento é passar a Chama de um condutor da Tocha Olímpica para outro, envolvendo todo o país no clima dos jogos. A Chama Olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos Olímpicos e representa a paz, a união e a amizade.

Por meio de um ofício o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão parabenizou todos que integrantes do Colégio Militar Tiradentes, ressaltando que a indicação é fruto de um trabalho de equipe. “A indicação da escola é fruto do trabalho consciente e comprometido dos gestores e todos os membros dessa conceituada Instituição de Ensino”. Disse o secretário.
 
O Comando da PM, por meio da Diretoria de Ensino parabeniza todo o corpo docente e discente do Colégio Militar Tiradentes na pessoa do seu diretor major Brandão, pelos excelentes resultados obtidos na educação e no esporte e pela indicação da escola no revezamento da tocha olímpica em nossa cidade. 

01