Ato de repúdio a mortes de agentes da lei mobiliza centenas de pessoas em São Luís
Centenas de pessoas, entre agentes da Segurança Pública, promotores de justiça e representantes do Legislativo, das esferas municipal, estadual e federal participaram de uma caminhada na Avenida Litorânea, em São Luís, em protesto ao alto índice de policiais civis e militares mortos por bandidos neste ano.
O ato aconteceu na manhã desse domingo (14) e teve, também, a participação de familiares de policiais mortos, além do secretário de Segurança Pública, Marcos Affonso, do comandante do Policiamento Especializado (CPE), coronel Ivaldo Barbosa, do comandante do Policiamento Metropolitano Área I (CPAM I), coronel Marco Antônio Alves, do comandante do CPAM II, coronel Raimundo Nonato Sá, e do comandante da Segurança Comunitária (CSC), coronel Ismael Fonseca.
O secretário Marcos Affonso declarou total apoio ao movimento. “O mais importante dessa manifestação é demonstrar que os primeiros combatentes do crime precisam ter proteção da legislação. Existe um projeto que torna o crime contra policiais em crime hediondo, e isso é muito importante que se demonstre e se fale”, disse.
Em 2014, foram mortos dezessete policiais (15 militares e 02 civis) no Maranhão, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e do Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (Sinpol-MA). Ato semelhante foi realizado no estado do Rio de Janeiro, também na manhã de domingo.