Gabinete Militar da Assembleia Legislativa promove Curso de Proteção de Autoridades

logopm-atualO Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Maranhão, em parceria com a Escola do Legislativo, realizou a abertura da 1ª turma do Curso de Proteção de Autoridades Legislativas, na manhã desta sexta-feira (22), no Plenarinho da Assembleia.

O objetivo do curso é compartilhar o conhecimento necessário para o desempenho de funções no serviço de proteção de autoridades, promovendo a padronização técnico-profissional do pessoal para atuar nesta missão, além de criar condições para o desenvolvimento de condutas preventivas, dissuasivas e de pronta resposta, rápida e efetiva, frente a eventos não desejados, proporcionando aos integrantes capacidades de executar, controlar e avaliar resultados.

O evento teve a presença do diretor geral da Assembleia Legislativa, Heraldo Marinelli; do diretor do Gabinete Militar, coronel Flávio de Jesus; do diretor da Escola Legislativa, Ivan Sarney; do diretor administrativo, Martinho de Lima; da diretora da Escola Sementinha, Julieta; da diretora da Auditoria, Fernanda Guimarães; da subdiretora do Gabinete Militar, tenente-coronel Edilene Soares e de oficiais militares da PM.

O diretor geral da Assembleia, Heraldo Marinelli, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), proferiu o discurso de abertura, destacando que o curso foi concebido pelo Gabinete Militar da Casa, em parceria com a Escola Legislativa, com o objetivo de aperfeiçoar o trabalho dos militares agentes de segurança pessoal que desempenham atividade de proteção de autoridade parlamentar. Frisou, ainda, que “a Presidência e toda a Mesa Diretora da Casa trabalham permanentemente com o propósito de melhorar cada vez mais as condições de trabalho tanto dos parlamentares quanto dos servidores, de modo que o Legislativo maranhense seja cada vez mais valorizado e exerça da melhor forma possível suas funções”.

O chefe do Gabinete Militar e coordenador do curso, coronel Flávio de Jesus, informou que, ao todo, serão formadas quatro turmas neste primeiro curso voltado exclusivamente para a proteção de autoridades vinculadas ao Poder Legislativo.

Coronel Flávio acrescentou, ainda, que o projeto deste primeiro curso, com a colaboração da Escola do Legislativo, conta também com o apoio da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), do Grupo Tático Aéreo (GTA) e de outros parceiros.

A tenente-coronel Edilene está na subcoordenação do curso, e tem como secretário o capitão Leonardo. O curso terá duração de 120 horas-aulas, com as seguintes disciplinas: Segurança de Parlamentares; Segurança Patrimonial; Segurança da Informação, Segurança de Pessoas; Direções Defensiva e Evasiva e condução de veículos de urgência; Armamento e Tiro; Atendimento pré-hospitalar; Operações Helitransportadas; Defesa Pessoal e manuseio de TASER.
 
O diretor Institucional da Assembleia, Ivan Sarney, afirmou que “o projeto para realização do curso ganhou todo o apoio do presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo, e de todos os demais membros da Mesa Diretora, e agora se concretiza com o apoio da Escola do Legislativo”.

01
Fonte: Gabinete Militar da Assembleia Legislativa.