comandante

 

Coronel QOPM Emerson Bezerra da Silva

Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão

 

 

É natural de São Luís.

Filiação: Geovane Bezerra da Silva (in memorian, coronel ex subcomandante geral da PMMA) e Maria das Graças Mota

Ingressou na Polícia Militar do Estado do Maranhão, em 01 de março de 1994, por meio do Curso de Formação de Oficiais da Universidade Estadual do Maranhão, sendo a segunda turma do CFO no Maranhão.

Formação:
É Bacharel em Segurança Pública; Bacharel em Ciências Econômicas (Universidade Federal do Maranhão); Bacharel em Direito (Centro Unificado do Maranhão), com exame de Ordem dos Advogados do Brasil – Secção do Maranhão; pós-graduado em Gestão de Trânsito e Transporte especializado em Segurança Pública pela Polícia Militar da Paraíba.

Cursos:
Curso de Força Tática pela Polícia Militar do Maranhão; Curso de Formação de Instrutores e Multiplicadores de Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário; Curso de Metodologia do Ensino; Curso de Métodos e Técnicas de Avaliação de Projetos entre outros.

Foi instrutor em diversos cursos de formação da Policia Militar, nos cursos de aperfeiçoamento de praças e de habilitação de oficiais.

Participou de diversas bancas para avaliação de monografias de conclusão do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar.

Exerceu várias funções na Corporação:
• No Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN)
• Na Diretoria de Pessoal
• Comandou o 35º Batalhão, em São João dos Patos, o 9º BPM, Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTUR), o 33º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Colinas.

Condecorações:
Medalhas de 10 e de 20 anos de serviço; Medalha “Brigadeiro Falcão”, maior comenda da Policia Militar do Maranhão; Medalha de Mérito Operacional; Medalha Alferes Moraes Santos, maior comenda do Corpo de Bombeiro do Maranhão; Medalha Heróis do Jenipapo, maior comenda do 2º Batalhão de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro; recebeu o título de Cidadão do Município de São João dos Patos, membro do Rotary Clube do Distrito 4490.