PMMA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA DIRETRIZ NACIONAL DE POLÍCIA COMUNITÁRIA EM BRASÍLIA

Na manhã de sexta-feira, 12, o Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, no auditório Tancredo Neves, em Brasília, a Diretriz Nacional de Polícia Comunitária, inspirada no modelo da Polícia Nacional do Japão – o Sistema Koban, que vem sendo adotado desde o século XIX naquele país. O propósito do lançamento foi consolidar a experiência brasileira na área, que teve início na Polícia Militar de São Paulo.

O Comandante da 1ª Unidade de Segurança Comunitária da Polícia Militar do Maranhão – 1ªUSC, major João Holanda Santos, representou o Estado na solenidade. Na ocasião, foram apresentadas experiências positivas desenvolvidas pelos estados polo (São Paulo e Minas Gerais), embasadas na filosofia de Polícia Comunitária, que tem se mostrado a melhor estratégia para a diminuição efetiva dos crimes violentos letais intencionais.

A cerimônia contou ainda com a presença do Secretário Executivo do Ministério da Justiça, Luiz Pontel de Souza, do Secretário Nacional de Segurança Pública, General Guilherme Cals Teophilo Gaspar de Oliveira, do Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e do diretor de Assuntos Internacionais da Agência Nacional da Polícia do Japão, Noboru Nakatani, entre outras autoridades.

Fonte: ASSCOM SSP-MA