PMMA realiza solenidade de encerramento do II Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos 2017

O Centro de Formação e o Aperfeiçoamento de Praças da PMMA (CFAP) realizou nesta segunda-feira (30) a solenidade de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) 2017/ II. O evento marca a conclusão de mais uma etapa na vida desses profissionais da segurança pública que retornam às suas atividades para servir o povo maranhense, promovendo a cidadania, sempre em defesa da dignidade humana. A solenidade iniciou às 8h, no pátio do CFAP e contou com a presença do alto comando da corporação, oficiais e praças da PMMA, além dos familiares dos formandos.

Concluíram o CAS 64 sargentos, curso este que teve por objetivo qualificar as praças PM quanto aos conhecimentos necessários para ascensão profissional, tendo em vista as crescentes exigências sociais. Assim, o CAS foi estruturado no sentido de oferecer conhecimentos técnicos indispensáveis ao correto emprego da força policial, estimulando doutrinas uniformes.

O curso de aperfeiçoamento de Sargentos PM 2017 funcionou em duas etapas. A primeira fase, na modalidade à distância, ocorreu no período de 08 de maio a 10 de outubro de 2017. Nesta os policiais aprimoraram seus conhecimentos nas disciplinas: Uso Diferenciado da Força, Direito Processual Penal Militar, Direitos Humanos, Teoria Geral da Segurança Pública, Noções de Gerenciamento de Crise, Legislação de Trânsito Aplicada ao Policiamento Ostensivo, entre outras disciplinas.

Na última fase, na modalidade presencial, os alunos realizaram atividades no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, desenvolvendo conhecimento nas áreas de: Abordagem policial, Tiro Policial, Ordem Unida e Saúde Física. Além do desenvolvimento e aquisição de conhecimentos, o CAS contribui com a integração dos policiais militares.

Para o Comandante do CFAP, tenente coronel Raimundo Andrade de Aguiar “esta solenidade é a coroação de mais uma etapa na vida profissional destes homens e mulheres que lutam diuturnamente para salvaguardar a vida dos maranhenses”, na ocasião o oficial agradeceu também ao comando da corporação pelo empenho e apoio a estes cursos que visam a qualificação dos nossos policiais.

Em sua palavra o Diretor de Ensino da PMMA, coronel Laércio Ozório Bueno, parabenizou os formandos e seus familiares presentes que acompanharam a jornada desses bravos guerreiros, além de registrar o crescente número de cursos de capacitação oferecidos aos policiais neste ano, “nosso objetivo é cada vez mais tornar os profissionais da segurança pública, aptos para lidar com as adversidades da rotina policial militar, buscando sempre proteger a nossa sociedade. A Diretoria de Ensino, junto ao alto comando da corporação tem prezado pela realização de cursos que efetivem esse compromisso.” Ressaltou o Diretor.

O Subcomandante Geral da Polícia Militar, coronel Jorge Allen Guerra Luongo destacou o empenho de cada formando, principalmente pela busca do conhecimento. “Agregar mais conhecimento teórico e prático à nossa rotina, buscando amenizar os riscos para alcançar o objetivo almejado, esse é o diferencial quando prezamos pela atualização e o aumento do nosso conhecimento, principalmente no que tange ao serviço prestado à sociedade maranhense.”Afirmou.

O Comandante Geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel José Frederico Gomes Pereira, agradeceu a todos que fizeram parte da construção de momento único na vida dos policiais presentes e de seus familiares. “É com muita felicidade que hoje formamos mais uma turma de Aperfeiçoamento de Sargentos com aproveitamento integral em todas as disciplinas, esses dados muito nos orgulham, pois, a capacitação e o aperfeiçoamento, são necessários e contínuos para nossa profissão. Parabenizo hoje cada um dos senhores e senhoras que se concluíram com êxito este curso.” Destacou o comandante.

O encerramento da solenidade deu-se com o desfile da tropa e o tradicional fora de forma.

CFAP