Programa de Resistência às Drogas desenvolvido pela Polícia Militar forma 1.381 alunos da rede municipal

logo 179 p

Mil trezentos e oitenta um alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de 20 escolas municipais de São Luís que participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) encerraram mais uma etapa do projeto. A solenidade que aconteceu no Ginásio Castelinho, em São Luís, nesta terça-feira (14), foi prestigiada por pais, familiares, professores e policiais militares. Com a iniciativa, a Polícia Militar visa fortalecer a união de esforços entre poder público e comunidade no combate às drogas.
 
01
“Estamos consolidando junto às crianças e suas famílias o que elas aprendem com os instrutores do Proerd, que são policiais militares, de dizer não às drogas e sim a vida. Esta é a forma de fazer Segurança Pública com o envolvimento de várias instituições”, comentou o comandante geral da PM, coronel Marco Antônio Alves.
 
Nesta etapa, o projeto foi desenvolvido com escolas municipais da zona rural de São Luís através de uma parceria com a Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Desde a implementação, em 2002, o Proerd já formou mais de 360 mil estudantes. Hoje, as ações da Polícia Militar por meio do Proerd alcançam mais de 132 cidades por todo o estado do Maranhão.
 

Polícia em Sala de Aula
 
Durante o programa, o policial militar acompanha o semestre letivo da escola e desenvolve atividades educacionais com lições em sala de aula. Além da presença nas salas de aulas, a PM atua nas proximidades das escolas com o Ronda Escolar que realiza o patrulhamento externo das unidades escolares.
 
“Com o Proerd pude aprender que não posso me envolver com as drogas. Elas fazem muito mal ao nosso corpo e nossas família”, disse Maria Eduarda da Silva,10 anos, estudante da UEB Dom Medeiros Delgado.
 
Já Marco Ribeiro, pai de um das alunas, destacou a importância do programa. “Estamos todos os dias com noticiários dando informações de que mais jovens são atraídos pelas drogas. Esse projeto ajuda as crianças a crescerem com a consciência de que drogas nunca deve ser o caminho a ser seguido”, disse o pai de aluno.
 
Saiba Mais
 
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, tem como base o programa norte-americano de sucesso denominado D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), criado em 1983, na cidade de Los Angeles. Chegou ao Brasil em 1992 na Polícia Militar do Rio de Janeiro, atualmente é desenvolvido em todos os estados da Federação.
02