SETUR E CPTUR promovem palestra para intercambistas

cpturA Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com a Companhia de Policiamento Turístico do Maranhão (CPtur), realizou, nesta quarta-feira (9), na sede da Setur, em São Luís, palestra para trinta intercambistas que passarão um ano no Maranhão. Eles são dos Estados Unidos, Noruega, Dinamarca, Alemanha, Suécia e Finlândia, e vão morar e estudar no estado.

Durante a palestra os jovens receberam informações sobre a cidade, a cultura local e dicas de segurança de dois policiais bilíngues e de representantes da Via Mundo Intercâmbio e Turismo, que solicitou a palestra junto à Setur.

O soldado Vinicius Guimarães, da Companhia de Policiamento Turístico do Maranhão (CPTUR), que participou da conversa com os jovens, falou da preocupação da Setur e da Secretaria de Estado de Cultura (Secma) em orientar os estrangeiros.

01“É um grupo de intercambistas que vieram para aprender nosso idioma em São Luís, e conhecer mais da nossa cultura. Juntamente com a secretaria de Cultura e de Turismo, nós tivemos a preocupação de apresentar a cidade para eles, sem esquecer de orientá-los em relação à segurança, fazendo com que eles fiquem cientes dessa realidade diferente da que eles estão acostumados”, disse o soldado Vinicius Guimarães.

O proprietário da agência Via Mundo, Antônio Bacelar destacou a parceria e participação da CPTUR para orientar os intercambistas.  “Nós ficamos muito gratos à polícia por participar do intercâmbio. Sentimos que cada vez mais o poder público está tomando consciência da importância desses intercambistas para o nosso estado e para a sociedade. É gratificante estarmos de mãos dadas com a polícia para ajudar esses jovens a terem uma estadia segura em nossa cidade”, ressaltou.

03Para o dinamarquês, Sebastian Nannerup as informações fornecidas durante a palestra são indispensáveis. “Foi importante receber essas orientações, de onde viemos nossa realidade é diferente. O Brasil é um país com uma cultura, hábitos e costumes, por isso é importante saber mais sobre o lugar onde vamos morar por um ano”.

Mia Kristiansen, da Noruega, destacou a importância da palestra. “Estamos em um país diferente do nosso; essas informações vão nos ajudar a nos adaptar e evitar qualquer tipo de problema relacionado à nossa segurança”.

Após a palestra, os jovens foram guiados em visita pelo centro histórico de São Luís. Na quinta-feira (10), o grupo segue para Barreirinhas, onde acontece uma palestra sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Na sexta-feira (11) encerram as orientações e as boas vindas e os alunos serão recebidos por suas famílias maranhenses, na agência Via Mundo.

02