SSP promove ciclo de palestras sobre prevenção e combate ao uso de substâncias psicoativas

destA PMMA sediou na manhã de segunda-feira (21), no auditório do Comando Geral, no Calhau, a abertura do ciclo de palestras: “Prevenção ao uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas)”, evento fruto do convênio da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão -SSP/MA, com o Ministério da Justiça por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP. Os trabalhos foram iniciados pela palestrante a doutora Isabel Ferreira da Silva, psicóloga especialista em dependência química, do Instituto Sapiens Vitae do estado de São Paulo.

Estiveram presentes na cerimônia o coronel Antônio Roberto dos Santos Silva, secretário Adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional da SSP, na ocasião representando o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Marcos Affonso Júnior, a psicóloga Daniela Martins, chefe do Departamento de Assistência Biopsicossocial e gestora do convênio com a SENASP, o coronel João Nepomuceno, subcomandante da PMMA, o coronel Carlos Eduardo, diretor de Pessoal da Corporação, a major Cristiane Castro, psicóloga e chefe do Centro de Apoio Psicossocial – CAPS, da PMMA, além de representantes da Polícia Civil  e do Corpo de Bombeiros.

Segundo a psicóloga Daniele Martins este ciclo contemplará os profissionais de segurança pública da capital e do interior. As palestras na capital ocorrerão de hoje, dia 21 até a sexta-feira, dia 25, com atendimento de duas turmas por dia, uma no período da manhã e outra da tarde. Já no interior os trabalhos iniciam-se no período de 29 de julho à 25 de agosto e passarão pelos polos das cidades de Pinheiro, Pindaré, Bacabal, Imperatriz e Caxias.

Para o coronel Antônio Roberto, o ciclo de palestras busca desenvolver ações de atuação com foco na prevenção e no restabelecimento da saúde física, mental e social dos profissionais da Segurança Pública em situação de dependência de substâncias psicoativas. O oficial informou ainda que a dependência ocorre às vezes devido a atividade policial que requer um contato com o perigo, a violência, e a morte e posteriormente “stress”, o os profissionais de segurança pública estão mais suscetíveis a desenvolver doenças relacionadas ao desempenho de suas atividades, e muitas vezes buscam a substância psicoativa como meio de alívio para tensões advindas da profissão.

Devido ao elevado índice de consumo abusivo e dependência de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) entre profissionais da Segurança Pública do Maranhão, viu-se a necessidade de desenvolvimento de ações voltadas a prevenção, capacitação e tratamento com relação a questão da dependência química. Desta forma a prevenção visa desmistificar, prevenir e sensibilizar aos policiais militares, informando que dependência química é um problema de saúde e tem tratamento.

“Essa é uma causa que une Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros do Maranhão com apoio da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) com objetivo de combater o uso de substância psicoativas. Para isso pretendemos criar um Centro Integrado de Assistência Psicossocial-Álcool e Drogas da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão”. Disse a oficial.

A psicóloga lembrou ainda que os técnicos da área de saúde que integram o quadro de profissionais da corporação que atuam especificamente no CAPS e CIAMS (Centro Integrado de Assistência Médica e Social) realizaram em outubro do ano passado a capacitação voltada para a área.

01
02