Resumo das principais ocorrências do 9º Batalhão da PM
Esta semana foi marcada por diversas prisões e ocorrências na área do 9º BPM. A começar na tarde do dia 15 (sábado), Richard Araujo, 20 anos, morador do bairro do Caratatiua, foi surpreendido por PMs do 9º BPM (área de São Luís), portando vinte pedras de crack e uma pedra maior da droga, no bairro onde mora. O suspeito ainda tentou subornar os policiais para não ser preso. Richard foi conduzido ao plantão policial da Av. Beira-Mar.
Por volta de meia noite e meia do dia 17 (segunda-feira), policiais do 9º BPM (área oeste da capital), e com o apoio de policiais da Rotam (Ronda Ostensiva Tático-Móvel), foram acionados por populares na área do Sacavém acerca de uma intensa troca de tiros entre membros de gangues rivais que disputam o tráfico de drogas na região. Após buscas pelo local, os policiais conseguiram prender Jackson Felix de Jesus Alves, de 35 anos, morador da Vila Mariana, no Sacavém. Com ele, foi encontrada uma espingarda calibre 12, com cinco munições deflagradas, além de outras munições de outros calibres e peças de armas. Segundo o que foi apurado pelos policiais, Jackson é suspeito de fabricar armas de fogo artesanalmente. O suspeito foi conduzido ao plantão policial da Av. Beira-Mar.
Na noite do dia 17 (segunda-feira), na Liberdade (área oeste de São Luís), policiais do 9º BPM fizeram a detenção de Elyson Adeler Vieira Viana, de 21 anos, da Vila Passos, e Jonata Soares Mendes, de 20 anos, morador do bairro de Fátima. Os dois são acusados de ter assaltado, junto com outro indivíduo que conseguiu fugir, Willian Dominício Penha, de 44 anos. Com os acusados, foram apreendidos dois revólveres calibre 38 e os pertences da vítima. Os criminosos foram conduzidos ao plantão policial da Refesa, na Beira-Mar.
No inicio da tarde de quinta-feira, policiais militares do 9° BPM, prenderam Felipe Figueiredo de Oliveira, 20 anos, morador do Recanto dos Vinhais, por se envolver em um tiroteio nas proximidades da antiga rodoviária, no Bairro da Alemanha. Felipe estava portando um revolver calibre 38, com 5 munições sendo duas intactas e três deflagradas. Ele foi apresentado no 2º DP, no Bairro do João Paulo.
Policiais Militares do Serviço de Inteligência do 9º BPM, tiraram mais uma arma de fogo de circulação, na tarde de sexta-feira, dia 21, no Centro de São Luis. A arma, uma pistola calibre 765, de numeração M16818, com 15 munições intactas foi encontrada na residência de Samuel Alves da Silva durante uma investigação. Ele foi apresentado no 1º Distrito Policial para serem tomados os procedimentos legais.