Solenidade na PMMA homenageia policiais mortos da Corporação
Uma solenidade promovida pela PMMA no início da manhã de segunda-feira (3) homenageou os policiais militares mortos no ano de 2014 em todo o Estado do Maranhão. Para o comando da corporação o momento é de reconhecimento e de profundo pesar pela morte daqueles que atuaram com dignidade e honra, dando suas vidas em defesa da sociedade. Foram homenageados também os policiais vítimas de mortes naturais.
A solenidade foi uma homenagem póstuma de reconhecimento e congratulações realizadas posteriormente à morte de uma pessoa. Tradicionalmente o comando da PMMA evoca ou traz à lembrança histórica dos policiais militares mortos em suas lidas como defensores da ordem e da segurança pública ao longo destes 178 anos de existência da PMMA.
Foram treze PMs da capital homenageados. Também constou na relação, o soldado Francinaldo Sousa Pereira que foi assassinado no trailler do 1º BPM, localizado na Vila Nova, em 09 de novembro de 2013. Ele representou os militares falecidos no ano de 2013. As unidades do interior também realizaram solenidades semelhantes.
A programação da solenidade contou com todos os momentos de uma solenidade militar em homenagens póstumas a policiais mortos: toque de silêncio, guarda-bandeira, mensagem da capelania militar, cântico da canção da PMMA, entrega de flores aos familiares, palavras do comandante geral e desfile da tropa.
Os familiares e amigos se emocionaram quando receberam as flores e placas com a foto e mensagem da PMMA aos policiais mortos. Estiveram presentes no evento familiares e amigos dos policiais homenageados além do alto comando da Instituição, comandantes de unidades, oficiais e praças.
Para o subcomandante geral da PMMA, coronel João Nepomuceno, o momento é de reconhecimento e lembrança aos policiais que deram sua vida em defesa da sociedade. “Esta é uma homenagem justa e busca reconhecer e relembrar os relevantes serviços prestados por estes heróis à sociedade maranhense. Compartilhamos esse profundo sentimento de perda e dor dos familiares e amigos de nossos irmãos que sempre serão lembrados pela família policial militar”. Finalizou o coronel.
Mais informações
Segundo estatística da diretoria de Pessoal da PMMA do ano de 2013 para 2014, morreram 42 PM’s da ativa. Em 2014 morreram 21 policiais, sendo treze na capital e oito no interior, dos treze policiais que morreram na capital sete morreram em confronto com bandidos e demais por morte natural e acidentes automobilístico.