Polícia Militar participa de caminhada pela Semana Nacional do Trânsito no Maranhão
A Polícia Militar do Maranhão participou, na sexta-feira (18), em São Luís, da grande caminhada pela paz no trânsito. O evento abriu oficialmente na capital a programação da Semana Nacional do Trânsito, promovida anualmente em todo o país, entre os dias 18 e 25 de setembro. A Semana de Trânsito é uma das principais estratégias adotadas pela Organização Mundial da Saúde para reduzir os altos índices de acidentes automobilísticos em todo o mundo.
A caminhada pela paz no trânsito saiu às 16h da Praça João Lisboa, atravessou a Rua Grande até a Praça Deodoro. O evento contou, também, com a participação de equipes do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), das Secretarias de Estado da Saúde e Educação, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, Maçonaria, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, entre outros.
Até o dia 25 de setembro, para cada dia da Semana Nacional do Trânsito haverá uma atividade educativa e fiscalização. Este ano, a Semana Nacional de Trânsito traz como tema “Seja você a mudança no trânsito”, uma forma de despertar a atenção da sociedade para a importância de pequenas atitudes para a melhoria do trânsito nas cidades. A escolha do tema levantou o debate sobre a educação no trânsito.
Cuidados
O pedestre pode seguir algumas dicas para evitar acidentes:
1-Atravessar a via sempre na faixa de pedestres;
2-Andar sempre nas calçadas;
3-Na ausência de calçada, andar no bordo da pista o mais próximo possível do acostamento e no mesmo sentido dos veículos.
Programação da Semana:
Dia 19- Ações educativas nas praias;
Dia 20- Passeio ciclístico;
Dia 21- Ação educativa junto aos usuários no Detran-MA;
Dia 22- Ações educativas em faixas de pedestre;
Dia 23- Ações educativas junto aos usuários de transporte coletivo;
Dia 24- Ações educativas junto aos motociclistas profissionais;
Dia 25- Ações educativas nas rodovias.