Equoterapia da PM é a primeira no Maranhão a receber certificação nacional

PMMA 1

1Após a conclusão e aprovação de nossos PM’s no curso Básico de Equoterapia na ANDE-BRASIL, conquistamos a tão sonhada e esperada filiação.

 

O Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Maranhão agora está filiado à Associação Nacional de Equoterapia – ANDE-BRASIL. A entidade regulamenta todos os Centros de Equoterapia do País, pois é responsável pela criação, institucionalização, divulgação, reconhecimento e certificação dos Centros.   Atualmente apenas a Polícia Militar do Maranhão está oficialmente cadastrada para exercer a atividade no Estado.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais (definição da Associação Nacional de Equoterapia – ANDE-BRASIL). A interação com o cavalo, desde os primeiros contatos até o ato de montar e o manuseio final, desenvolve a socialização, autoconfiança e auto-estima, promovendo ganhos físicos, psicológicos e educacionais. 

Este ano a Polícia Militar enviou três policiais para realizarem o curso em Brasília, visando o preenchimento dos requisitos necessários para o cadastro do Centro e a excelência na prestação do serviço à comunidade. No mês de agosto está previsto também um treinamento para os policiais militares na cidade de Caxias-MA, objetivando posteriormente expandir os serviços prestados pela Equoterapia da Policia Militar no Maranhão.

Dentre os requisitos exigidos podemos destacar que um Centro de Equoterapia deve dispor de instalações físicas e equipamentos adequados, contar com uma equipe técnica habilitada, cavalos treinados e, ainda, com pessoal para serviços gerais, com a finalidade de prestar um atendimento de qualidade, em Equoterapia, às pessoas que buscam este método de tratamento. A equipe é constituída basicamente por auxiliares guias e tratadores, que recebe treinamentos específicos e periódicos, com relação ao praticante, patologias e ao cavalo de Equoterapia.

De acordo com o Diretor do Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Maranhão, o tenente-coronel William: “O Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Maranhão (CEPMMA), depois de longos 15 anos de fundação e funcionando de maneira provisória, hoje está de parabéns. Após a conclusão e aprovação de nossos PM’s no curso Básico de Equoterapia na ANDE-BRASIL, conquistamos a tão sonhada e esperada filiação. Atualmente, somos o único Centro de Equoterapia do Maranhão, filiado à Associação Nacional de Equoterapia sob o registro ANDE-BRASIL, MA/001, que vem proporcionando melhoria na qualidade de vida de crianças, jovens e adultos com deficiência. Parabéns ao Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão e a todos do CEPMMA, militares e civis, engajados nessa luta diária com um trabalho humanitário de reabilitação e socialização junto à população maranhense.” Ressaltou o Diretor.

2