Chapadinha/Anapurus – A Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio do 16º Batalhão de Polícia Militar (16º BPM), desencadeou uma grande operação na madrugada desta terça-feira (07), que resultou na prisão de cinco integrantes de facções criminosas, além da apreensão de armas de fogo, drogas, coletes balísticos e munições nas cidades de Anapurus e Chapadinha.
A ação integrada envolveu equipes da Força Tática e da Ação de Inteligência Local (ALI), com o objetivo de desarticular organizações criminosas envolvidas em conflitos armados pela disputa de território.
No bairro Torre, em Anapurus, três suspeitos foram capturados após confronto com as guarnições. Um dos detidos, é apontado como liderança regional de grupo criminoso e possuía mandado de prisão em aberto. Segundo a polícia, o indivíduo é considerado de altíssima periculosidade.
Em Chapadinha, no bairro Vila Isamara, a operação contou com apoio do serviço de inteligência do 16º BPM, que localizou um grupo criminoso fortemente armado em uma residência. Durante a intervenção, os suspeitos tentaram fugir e houve necessidade de uso controlado da força. Um dos envolvidos conseguiu escapar por uma área de mata e segue sendo procurado pelas forças de segurança.
Durante a operação, a PMMA apreendeu:
- 5 pistolas (calibres .40 e .380, incluindo uma com numeração suprimida)
- 6 coletes balísticos com placas
- 75 munições calibre .40
- 16 munições calibre .380
- 01 munição calibre 12
- 1,470 kg de maconha
- 20 g de crack
- 19 pinos de cocaína
- R$ 158,00 em espécie
- Balanças de precisão, caderno com anotações do tráfico, embalagens para drogas
- Aparelhos celulares e acessórios diversos
O comandante do 16º BPM, Tenente-coronel Jaldemir, destacou a importância estratégica da operação. “Foi uma ação cirúrgica das equipes de Força Tática e Inteligência, garantindo a segurança da população e enfraquecendo o tráfico e o poder bélico das facções. Essas prisões desarticulam parte importante da estrutura criminosa que atua na região e evitam homicídios que estavam sendo planejados”, afirmou o oficial.
Os suspeitos e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Chapadinha, onde serão realizados os procedimentos legais cabíveis.



