ALVORADA DA ESPERANÇA

Seja luz

Mateus 5.13-16

 

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (v. 16)

 

Este texto de Jesus revela duas verdades: a nossa nova natureza – nós somos luz; e a missão, que é brilhar ou revelar a luz. Temos a natureza de Cristo para a revelarmos ao mundo. A luz ilumina e reflete. Produz vida. Nós e toda a natureza – a fauna e a flora, dependemos dela. Deus criou a luz com objetivos definidos. A luz de Cristo deve ser refletida através de nós. Jesus é o sol e nós somos a lua. A luz que possuímos não é de nós mesmos, mas gerada por Cristo. A nossa função é refleti-la de forma abundante e eficiente.

 

Paulo nos exorta: “…para que vos torneis filhos de Deus irrepreensíveis, sinceros e íntegros no meio de uma geração corrupta e perversa, na qual resplandeceis como luminares do mundo…” (Filipenses 2.14-16). Somos luz para brilhar. Para revelar Cristo em nós. John Stott nos chama à reflexão: “Por que nossos esforços evangelísticos são frequentemente desastrosos? Há varias razões, e não posso simplificar, mas uma das principais é que não parecemos com o Cristo que proclamamos”. Gandhi, libertador da Índia do poder britânico, declarou: “Se vocês, cristãos, vivessem como Jesus Cristo, a Índia estaria aos seus pés amanhã”. Parecidos com Cristo, revelemos a sua luz ao mundo. O mundo espera por isso.