Polícia Militar utiliza WhatsApp para combater assaltos a ônibus

A Polícia Militar, por meio do Batalhão Tiradentes, tem realizado, constantemente, operações de combate a assaltos a ônibus na capital. Somente no início deste ano já foram realizadas mais de 800 abordagens e 32 delitos desse tipo foram evitados. Um dos aliados nesses resultados é o novo canal utilizado pela corporação, o ‘WhatsApp Denúncia’ pelo telefone (98) 98876-0176, um número exclusivo para comunicação sobre suspeitos de crimes, ferramenta que tem contribuído significativamente para prisões e prevenção de atos criminosos.
Diariamente, o Batalhão Tiradentes recebe uma média de 15 denúncias pelo ‘WhatsApp Denúncia’ com fotos, localizações e informes, que são filtradas e averiguadas para criação de operações, e, consequentemente, prisões. De acordo com o tenente-coronel Marques Neto, comandante do Batalhão Tiradentes, a iniciativa é de suma importância para a Polícia Militar, pois as informações repassadas pela população têm ajudado a desmontar e prender diversas quadrilhas na capital.
“O Batalhão Tiradentes está atuando de forma expressiva na redução da criminalidade na Região Metropolitana de São Luís, como diferencial possuímos esse canal de denúncia, em que recebemos informações da população através do WhatsApp. Isso tem nos auxiliado nas buscas pelos envolvidos nos assaltos aos coletivos. As denúncias chegam praticamente em tempo real e acompanhadas de fotos, detalhes e endereços que facilitam as apreensões dos suspeitos”, relatou.
O comandante ressalta, ainda, que a população não precisa ter medo de fazer a denúncia, pois sua identidade será mantida em sigilo. Ele reforça o pedido para que os maranhenses continuem denunciando e ajudando a Polícia Militar a prevenir e combater as quadrilhas de assaltantes a ônibus.
‘WhatsApp Denúncia’
A Polícia Militar disponibiliza o serviço ‘WhatsApp Denúncia’ desde junho de 2016 pelo telefone (98) 98876-0176. Em oito meses de implantação do canal, muitas prisões de quadrilhas que realizam assaltos em ônibus e vans de transportes alternativos foram efetivadas na Região Metropolitana de São Luís.
Segundo dados do Batalhão Tiradentes, dentre as denúncias algumas tiveram repercussão como a denúncia de uma festa organizada por uma facção criminosa, na Vila Passos, em outubro de 2016. Na ocasião, foi efetuada a prisão de dezenas de membros da facção criminosa. Eles realizavam tráfico de drogas e planejavam assaltos a ônibus e transportes alternativos.
Outro caso de repercussão foi a denúncia sobre o suspeito conhecido como ‘Dodô’. Ele foi denunciado por assalto a ônibus e era suspeito de ter participado do assassinato do sargento Coelho da Polícia Militar, a partir das denúncias anônimas foi possível a prisão do criminoso.
O comandante do Batalhão Tiradentes, o tenente-coronel Marques Neto, destaca a seriedade de mais esta ferramenta no combate ao crime e afirma que está à disposição para receber e averiguar minunciosamente todas as denúncias encaminhadas. “O sigilo é absoluto. A população pode confiar que seus dados não serão revelados e que essa colaboração é de grande valia para que possamos evitar crimes”, declarou.
Por John Cutrim